Sábado, 20 de Outubro de 2018.  
Principal Integrantes Projetos Publicações Softwares Desenvolvidos Ambiente Computacional Contato

LICAP - Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada

O Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada (LICAP) é parte do Instituto de Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.


História

Fundado em 1999, o Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada - LICAP foi criado a partir de fundos de amparo a pesquisa recebidos de diferentes fundações e instituições tais como a PUC Minas, o CNPQ e a FAPEMIG. Desde então, tornou-se um laboratório indispensável para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa dentro da PUC Minas.

Hoje o LICAP tem em seu histórico a participação de mais de trinta integrantes, dentre alunos de graduação e pós-graduação sendo cenário e suporte de novos projetos na área de inteligência computacional aplicada, tendo como conseqüência diversos trabalhos publicados.


Objetivos

O LICAP tem como objetivo a aplicação da ciência em problemas reais, buscando testar, apurar e desenvolver técnicas, procedimentos e métodos na área de Inteligência Computacional para assim resolver questões diversas. Busca-se assim unir a teoria e a prática orietando tal união através da ciência. No LICAP as áreas de pesquisa são:

  • Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados
  • Mineração de Dados
  • Redes Neurais Artificiais
  • Análise Formal de Conceitos
  • Verificação Formal de Sistemas
  • Ontologia



"Teoria é quando sabemos tudo mas nada funciona, prática é quando tudo funciona e não sabemos por que. Nós combinamos teoria e prática, nada funciona e não sabemos por que."




Procurar no LICAP: Google Custom Search










LICAP - Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada (2007)
Instituto de Informática - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Av. Dom José Gaspar 500, Prédio 34, Sala 111 - Coração Eucarístico, CEP 30535-610
Belo Horizonte - MG - Brasil

O LICAP agradece a Rafael Odon de Alencar e Sérgio Mariano Dias pelo desenvolvimento do site.